Encontro de Tradições Congadeiras é realizado na comunidade do Desemboque

Publicado em: 29/04/2024 14:17

O berço da civilização do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba sediou, neste domingo (28), o 2º Encontro Regional de Congos, Ternos, Catupés e Moçambiques. A iniciativa é parte do projeto "Memória Viva: Reunindo Tradições Congadeiras em Desemboque/MG", contemplado pelo Edital Afromineiridades, do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

Organizado com o apoio da Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria Municipal de Cultura, o evento contou com bênção e procissão dos ternos até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, capela que possui grande representatividade histórica, pois foi erguida, em 1854, por negros escravizados e alforriados que viviam na região.

Na oportunidade, a comunidade do Desemboque recebeu também uma exposição fotográfica sobre a rica história da Congada de Sacramento.