Secretaria de Cultura realiza jornada patrimonial “Nos caminhos da Mogiana”

Publicado em: 08/08/2022 15:58

A Prefeitura Municipal de Sacramento, através da Secretaria de Cultura, promoveu, no último sábado (6), o passeio guiado “Nos caminhos da Mogiana: uma viagem pela história da imigração em Sacramento”.

O objetivo da ação foi conferir uma percepção sobre o patrimônio arquitetônico municipal, em especial o ferroviário, e fomentar a reflexão acerca do papel da imigração na formação da identidade cultural dos sacramentanos.

Saindo da antiga Estação dos Bondes, onde atualmente está instalado o Palácio das Artes, a excursão passou pela Estação Ferroviária da Jaguara – a primeira do estado de Minas Gerais, fundada em 1888 – e pela subestação do Cipó. Ambas foram decisivas para a chegada de imigrantes à região.

O passeio cultural, conduzido por uma equipe multidisciplinar, reuniu cerca de 90 participantes. Entre eles o Secretário de Cultura, Luiz Carlos de Souza Junior; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Pierre Patrick Pacheco; e os vereadores Dr. Pedro Teodoro Resende, Dr. Talhys Andrey Nunes, Professora Leia e Sargento Edna.