6º Mutirão de Castração da Prefeitura atende animais em situação de vulnerabilidade

Publicado em: 16/04/2024 08:49

Entre os dias 13 e 15 de abril, a Prefeitura Municipal de Sacramento, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (CONVALE), promoveu o 6º Mutirão de Castração Animal, na Quadra Joelcio Rogério de Oliveira. A sexta edição da campanha de esterilização gratuita organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente se destacou por seu caráter social, pois foi direcionada a animais que vivem em situação de rua e/ou cujos tutores são famílias em vulnerabilidade financeira.

Realizado em conformidade com a Lei Estadual nº 21.970/2016 – que dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos – o 6º Mutirão de Castração Animal da Prefeitura atendeu cerca de 400 animais durante os três dias de campanha, superando as expectativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que era de 300 cirurgias.

A ação de controle populacional e identificação dos animais foi executada pela equipe do Castramóvel itinerante da Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais e à Saúde Humana (SUPASH), comandada pelo médico veterinário Alex Vieira. Além da castração, a campanha beneficiou os animais com microchipagem e tatuagem de identificação, medicação em dose única e roupinha cirúrgica ou colar elizabetano.

Importante também mencionar e agradecer o apoio dos Amigos Protetores dos Animais de Sacramento (APAS), Guarda Mirim e demais voluntários envolvidos para o sucesso do 6º Mutirão de Castração Animal.