Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha de Papanicolau

Publicado em: 09/12/2021 14:06

Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha de Papanicolau

Mutirão de exames preventivos acontece nos postos de saúde da cidade e da zona rural

O exame ginecológico de colo uterino, chamado de exame citopatológico, é uma avaliação clínica de rotina para mulheres, que possui capacidade de diagnosticar previamente o câncer de colo de útero. Trata-se de um procedimento importante, pois, caso verificada a presença da doença, a equipe de saúde poderá prontamente iniciar o tratamento com e aumentar as chances de cura.

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres de 25 a 64 anos procurem realizar o exame preventivo pelo menos uma vez ao ano, mas mulheres em outras faixas etárias, a partir da primeira relação sexual, também podem agendar o atendimento.

Ainda não realizou seu exame Papanicolau este ano? Então, agende em sua unidade de saúde.

Neste mês de dezembro, os mutirões acontecem nas seguintes unidades:

09/12 (hoje) – UBS Maria Aparecida M. Zago (Cohab), até às 19:30h.

10/12 e 17/12 – UBS Aracy Lopes Pavanelli, das 7h às 16h.

13/12 – UBS Chico Pinheiro (Maria Rosa), das 13h às 18:30h.

14/12 – Comunidade Sete Voltas das 13h às18h.

21/12 – Comunidade Jaguarinha das 13h às 18h.

22/12 – Comunidade Quenta Sol das 13h às 18h.

Fique ligada! Para ano 2022, outras comunidades serão atendidas pela campanha. E, para melhor comodidade, existe também a possibilidade de agendamento fora do horário dos mutirões, inclusive no período noturno.