Sacramento se veste de azul na 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo

 

Publicado em: 14/04/2025 12:25

Whatsapp

 

A Praça da Basílica ganhou um tom especial neste fim de semana com a realização da 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Sacramento. Vestidos de azul — cor símbolo da causa — famílias, crianças, autoridades e representantes de entidades se uniram em um momento de empatia, informação e mobilização.

O evento foi idealizado pelo Grupo nosso mundo Atípico, formado por mães e familiares de crianças atípicas,  que vêm lutando diariamente por mais visibilidade e direitos para seus filhos. A iniciativa recebeu apoio da Prefeitura Municipal, da APAE e do NAP, reunindo nomes importantes como a deputada estadual Maria Clara Marra,  a vereadora de Uberaba Ellen Miziara e os vereadores sacramentanos Talhys Andrey (presidente da Câmara), Marciano, Kiko Bonfim, Victor Rodrigues e Dr. Reginaldo e Sargento Edna.

Durante a caminhada, o prefeito Juninho Trevisan destacou o compromisso da administração em ampliar e qualificar o atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A fala foi reforçada pelo secretário de Saúde Paulo Balbino, que reconheceu os desafios enfrentados, principalmente na contratação de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

As mães atípicas aproveitaram o momento para compartilhar demandas e reforçar a importância de políticas públicas voltadas ao atendimento integral das crianças com TEA.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 100 crianças em todo o mundo está dentro do espectro.

O diagnóstico precoce, geralmente possível entre os 18 e 24 meses de idade, é fundamental para que a criança tenha acesso a intervenções adequadas e, consequentemente, melhores perspectivas de desenvolvimento e qualidade de vida.

Campanhas como essa são essenciais para combater o preconceito, ampliar o conhecimento da população e fortalecer a rede de apoio às famílias.