Rede de Segurança Pública estabelece medidas de proteção às escolas de Sacramento

Publicado em: 13/04/2023 11:52

Equipe de Segurança Pública de Sacramento inicia nova estratégia de enfrentamento e prevenção a violência no contexto escolar, com atividades de educação preventiva. A iniciativa da Prefeitura Municipal segue as medidas anunciadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para fortalecer a defesa e promover a garantia de direitos à comunidade escolar de todo o país.

Diante desse cenário, na última quarta-feira (12), agentes da 184º Cia de Polícia Militar, Policiamento de Meio Ambiente, 8° Batalhão de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Sacramento estiveram nas escolas para declarar apoio à comunidade escolar frente ao atual clima de insegurança e consolidar o compromisso de prevenção, com ciclo de palestras, rondas no entorno das instituições de ensino e manutenção de campanhas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd).

Já na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Wesley De Santi de Melo e a secretária de Educação, Valdair Cândida, reuniram com os dirigentes das escolas municipais para articular providências imediatas, como controle de acesso, coparticipação com o Sistema Municipal de Videomonitoramento e manutenção de portões e câmeras de segurança.

Além dos compromissos citados, a Rede de Segurança Pública de Sacramento deve implementar ações de médio e longo prazo, como campanhas de combate a notícias falsas; fortalecimento de vínculos entre família e escola; oferta de cursos de direcionamento pedagógico; e prontidão para acolhimento, escuta ativa e encaminhamento especializado em caso de ameaças de direitos às crianças e adolescentes.

Vamos juntos por uma sociedade mais segura para todos!