Campanha Novembro Azul mobiliza profissionais da Prefeitura Municipal de Sacramento

Publicado em: 05/11/2021 12:45

Secretarias Municipais de Saúde, Esportes e Cultura promovem circuito de corrida de rua em alusão ao Novembro Azul

O Governo Municipal, através das Secretarias de Saúde, Esportes e Cultura, apoia a Campanha Novembro Azul e apresenta o 2º Circuito de Corrida de Rua de Sacramento, que acontece no dia 28 de novembro. O evento tem como objetivo evidenciar o cuidado com a saúde e incentivar a identificação precoce do câncer de próstata.

As inscrições estão abertas até o dia 24, no Ginásio Marquesinho.

O “Novembro Azul” é uma ação nacional que reafirma a necessidade de consultas médicas e exames regulares para a preservação da saúde, especialmente dos homens, já que possui ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este tipo de tumor é o segundo mais comum entre a população masculina, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Mas afinal, do que se trata o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma (célula reprodutiva masculina).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas clínicos. Quando os sinais começam a aparecer – dor óssea, vontade de urinar com frequência acompanhada e dores, presença de sangue na urina e/ou no sêmen – cerca de 95%dos tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento e a cura.

Entre os fatores de risco estão:

• Idade, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;
  • Histórico familiar de câncer de próstata, como, por exemplo, a ocorrência em um pai, irmão e/ou tio;
  • Dietas hipercalóricas, ricas em gorduras e pobres em fibras, frutas e vegetais;
  • Obesidade;
  • Origem étnica, já que pesquisas apontam uma incidência maior da doença em homens negros e asiáticos.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado atual da saúde, disseminação, da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual se faz o monitoramento periódico da evolução da doença, intervindo-se com radioterapia, quimioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal se houver progressão da mesma.

No entanto, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar a sua Equipe de Saúde da Familia para exames preventivos, que permitem ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e alterações no exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

O exame de toque é indispensável. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Porém, outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita da doença, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Procure sua Unidade de Saúde para receber assistência preventiva ao câncer de próstata e realizar exames para controle dos fatores de risco.