Restauração das igrejas do Desemboque tem sua primeira fase concluída

Publicado em: 13/12/2023 12:02

Na última segunda-feira (11), a equipe da Prefeitura Municipal de Sacramento, sob comando do prefeito Wesley De Santi de Melo, esteve na comunidade do Desemboque para receber, da Construtora MCR, a primeira etapa finalizada da restauração das igrejas de Nossa Senhora do Desterro e de Nossa Senhora do Rosário.

Também participaram do encontro: o promotor de Justiça da Comarca de Sacramento, Dr. José do Egito de Castro Souza; o secretário de Administração e Fazenda, Cleber Silveira Borges, e o subsecretário de Obras, Donato Ferreira Junior; Pe. Ricardo Alexandre Fidelis e Pe. Leandro dos Santos, da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria; engenheiros da Construtora MCR; além de outros profissionais envolvidos nos trâmites da reforma.

De grande importância histórica e cultural, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro e a Capela de Nossa Senhora do Rosário são edificações religiosas remanescentes do século XVIII, tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), devendo ser preservadas pelo poder público e pela comunidade. As obras em andamento para restauração das igrejas consistiram, nesse primeiro momento, na recuperação de toda a parte estrutural e pintura. Agora, a segunda etapa deve se concentrar no interior das igrejas.