Adoção consciente: Prefeitura alerta que pets não devem ser considerados presentes de Natal

Publicado em: 20/12/2023 09:56

Entre os ritos populares do Natal, está o costume de presentear as pessoas mais próximas. Contudo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem a público alertar: animal não é presente!

De acordo com dados recentes coletados pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC), a principal porta de entrada dos pets nas famílias brasileiras é por meio da adoção ou como um presente, sendo que 44% dos novos tutores foram presenteados com cães e 31% com gatos.

Apesar de ser uma alegria ser um tutor de pet, animais demandam grandes responsabilidades e cuidados, portanto, a sua adoção deve ser uma escolha consciente e bem pensada.

A expectativa de vida dos animais de estimação varia de acordo com a raça, o tamanho e a qualidade dos cuidados. A média de vida de cães e gatos varia, de maneira geral, entre 8 e 16 anos. Por isso, é importante criar condições ideais para que o animal viva de forma saudável, se sinta feliz, seja sociável e que enriqueça a vida da família e da sociedade, reduzindo riscos de abandono.

Seja consciente! Adote!