Sacramento se prepara para iniciar a campanha de vacinação contra a Dengue

 

Publicado em: 16/01/2024 09:00

Whatsapp

 

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (15), a inclusão da vacina contra a Dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O início da campanha com o imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está previsto para o próximo mês de fevereiro, com prioridade, neste primeiro momento, para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A iniciativa torna o Brasil pioneiro mundial na oferta gratuita da vacina contra a Dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em Sacramento não será diferente: a Secretaria Municipal de Saúde já está se organizando para iniciar a campanha de vacinação, conforme cronograma e disponibilidade de doses oferecidas pelo governo federal.

Em 2023, tivemos 1901 notificações suspeitas de Dengue no município, dos quais 397 casos foram confirmados. Assim, consideramos que a vacinação contra a doença, aliada às medidas de sanitárias de combate ao mosquito vetor, é medida crucial para a proteção da população.

Vale ainda mencionar que Sacramento, assim como outras cidades brasileiras, também se beneficiará da Sala Nacional de Arboviroses (SNA), uma medida criada pelo Ministério da Saúde para o monitoramento em tempo real das áreas com maior incidência de Dengue, Chikungunya e Zika.

Vamos juntos contra a Dengue?