Prefeitura mobiliza comunidade sacramentana em combate à Dengue

Publicado em: 22/02/2024 11:23

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde reuniu com autoridades locais, membros da sociedade civil organizada e demais cidadãos sacramentanos para apresentar o Cenário Epidemiológico da Dengue no município e definir estratégias coletivas de combate à doença. O encontro, conduzido pelo secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, foi realizado na Casa da Cultura Sergio Pacheco e contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo e do vice-prefeito Osmar Trevisan Junior.

Na oportunidade, o Departamento de Vigilância Epidemiológica Municipal demonstrou que parte significativa dos criadouros do mosquito vetor da Dengue, hoje, estão nos domicílios. Dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LiRAa) e do Índice Breteau (IB) – ferramentas que permitem informações precisas por amostragem – apontaram que os principais focos são: vasos e pratos de plantas; pingadeiras; bebedouros; tanques; lixo doméstico, como garrafas, latas, sucatas; entre outros.

Sendo assim, é necessário reforçar que para enfrentar o problema da Dengue, o poder público precisa contar com a participação ativa da comunidade, em uma mobilização coletiva de prevenção e controle da doença.

Em resposta ao cenário atual, a Prefeitura Municipal de Sacramento realiza, no próximo sábado (24), um grande mutirão de limpeza em busca de eliminar focos de proliferação do Aedes aegypti. No período da manhã, as equipes percorrerão toda a cidade recolhendo lixos e entulhos, portanto, a população deve se atentar em colocar os materiais na rua na sexta-feira (23).

Vamos juntos garantir uma Sacramento livre da Dengue? Lembre-se sempre de cultivar bons hábitos de higiene doméstica, usar repelente e estar aberto a receber os Agentes Comunitários de Endemias.