Museu Histórico de Sacramento recebe peças da família do Barão da Rifaina

Publicado em: 26/02/2024 10:22

Na última sexta-feira (23), o Museu Histórico Municipal “Corália Venites Maluf” recebeu a doação de artefatos pertencentes a família de Vicente de Paula Vieira, o Barão da Rifaina. Importante figura política para a nossa região, Barão da Rifaina foi prefeito de Sacramento entre 1885 e 1888 e se destacou por dedicar esforços pela abertura de acessos rodoviários e fluviais às margens do Rio Grande, visando o desenvolvimento comercial.

A doação, realizada pelo pentaneto Guilherme Vieira da Cunha, contém dois retratos restaurados do Barão da Rifaina; um retrato de seu filho, Ernesto de Paula Vieira; e um livro da sacramentana Maria do Carmo Dias Gaião, também descendente do Barão.

Os secretários municipais Leonardo Gobbo (Governo) e Luiz Carlos de Souza Junior (Cultura) recepcionaram a doação do material de preservação cultural, junto da historiadora do setor de Patrimônio Municipal, Adriana Gobbo.