Rede de Atenção e Proteção à Criança e ao Adolescente recebe capacitação

Publicado em: 06/03/2024 11:11

Entre os dias 5 e 7 de março, a Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove o curso de capacitação “Escuta Especializada” voltado para os profissionais da Rede de Atenção e Proteção à Criança e ao Adolescente de nosso município.

O curso, ministrado pela palestrante Neusa Cerutti, tem como objetivo sensibilizar e preparar os agentes da Rede Intersetorial – que envolve profissionais da Saúde, Educação, Serviço Social e Segurança Pública, além de órgãos como o Conselho Tutelar – no atendimento vítimas e testemunhas de violência infantojuvenil, levando acolhimento e medidas protetivas àqueles que necessitam de ajuda.

A abertura do workshop aconteceu na manhã desta terça-feira (5), no Anfiteatro da Casa da Cultura Sergio Pacheco, e contou com a presença das seguintes autoridades: os vereadores Sargento Edna e Dr. Talhys Andrey; o juiz de direito Dr. José de Souza Teodoro Pereira Junior; o promotor de justiça Dr. José do Egito de Castro Sousa; e a defensora pública Dra. Luciana Bravo Guerrero. A capacitação segue em período integral até quinta-feira (7), oportunizando inúmeros conhecimentos técnicos e troca de experiências.

Conforme a secretária de Assistência Social, Silvia Madalosso Dreher, a Prefeitura tem adotado importantes medidas como a implantação do projeto Sala de Escuta no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Contudo, afirma que para que o acolhimento às vítimas e testemunhas de abusos aconteça de fato, é necessário capacitar todos os profissionais envolvidos, por isso a importância de cursos como esse.