Comitê de Arboviroses planeja ações emergenciais de combate à Dengue em Sacramento

Publicado em: 06/03/2024 15:46

Na manhã desta quarta-feira (6), o Comitê de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu para planejar ações emergenciais diante do crescente número de notificações de Dengue em Sacramento.

Entre as decisões tomadas em conjunto pela equipe, sob mediação do secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, estiveram:

• Incentivar que as Unidades de Saúde do município organizem manejo clínico e sistemas de hidratação nas próprias comunidades para aliviar o fluxo de pessoas na Santa Casa.
  • Concentração de atendimento a crianças com Dengue no Centro de Pronto Atendimento Infantil (C-PAI) – atualmente localizado na Rua Cristo Rei, nº 74.
  • Motivar os Agentes de Saúde a reforçarem a busca ativa para orientação da população, bem como os Agentes de Combate às Endemias na eliminação de criadouros do mosquito da Dengue.
  • Ação de mobilização intersetorial a ser realizada no dia 23 de março, visando aderir a colaboração de todos para a prevenção da Dengue e de outras doenças.

Também, durante o encontro, o Diretor de TI da Prefeitura, Fabiano Matias, apresentou uma prévia do sistema de notificações para enfrentamento da Dengue, semelhante ao utilizado para a Covid-19. O aplicativo deve otimizar o trabalho das equipes de saúde através da informatização de dados, trazendo ganhos para o enfrentamento da doença.