5º Encontro Regional de Capoeira do Grupo Raça Brasil é realizado em Sacramento

Publicado em: 26/03/2024 14:53

No último domingo (24), a Prefeitura Municipal de Sacramento – através das Secretarias de Cultura e Esportes – apoiou o 5º Encontro Regional de Capoeira do Grupo Raça Brasil, realizado no Ginásio Poliesportivo Mario Eugênio (Ginásio do Rosário). O encontro, comandado pelo Mestre Ederson Pretinho, contou com rodas de capoeira para todas as idades; vivência com mestres conceituados; batizado para as crianças; entrega de cordas e troca de graduação.

Considerada umas das mais importantes manifestações culturais afro-brasileiras, a capoeira é símbolo de resistência e identidade, pois surgiu como resposta à violência a qual os escravizados eram submetidos nos tempos coloniais e imperiais no Brasil. Em Sacramento, a capoeira é celebrada no calendário oficial do município no dia 3 de agosto de cada ano, por força da Lei nº 1.922/2023.

Além dos anfitriões do Grupo Raça Brasil de Sacramento, o evento reuniu capoeiristas de diversas cidades brasileiras, tais como:

• Hoje Tem Capoeira (HTC) e Gunga de Ouro, também de Sacramento/MG
  • Grupos Muzenza e Raça Negra, de Uberaba/MG
  • Grupos Raça Brasil, União de Raças e Capoeiristas do Rei, de Uberlândia/MG
  • Minas Capoeira (Ituiutaba/MG)
  • Minas Capoeira (Centralina/MG)
  • Grupo Capoedendê (Bertioga/SP)
  • Grupo Terra Firme (João Pessoa/PB)

O 5º Encontro Regional de Capoeira do Grupo Raça Brasil contou, ainda, com a presença do vereador Dr. Talhys Andrey, autor da Lei Municipal nº 1.922/2023, que instituiu o Dia da Capoeira em Sacramento.