Audiência Pública: Saúde apresenta relatório detalhado do 3º quadrimestre de 2023

Publicado em: 27/03/2024 15:29

Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram uma audiência pública, no plenário da Câmara, para apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente aos últimos quatro meses do ano de 2023.

O RDQA é um documento essencial para a transparência e prestação de contas da gestão pública. Nele, são detalhados os investimentos, desafios e avanços alcançados ao longo de um quadrimestre, permitindo que a população acompanhe de perto como os recursos públicos estão sendo utilizados para promover a saúde e o bem-estar de todos.

A apresentação do relatório foi conduzida pelo gestor do SUS de Sacramento, o secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, e contou com a presença dos vereadores Márcio Luiz de Freitas (Marzola) e Carlos Rodrigues (Bananal), membros do Conselho Municipal de Saúde e servidores da Prefeitura.

Um dos importantes dados apresentados foi a redução de internações hospitalares no município a um número recorde. No início de 2023, a meta estabelecida no Plano Anual de Saúde (PAS) era evitar internações em 28%, fortificando cuidados com a Atenção Básica. Contudo, Sacramento superou as expectativas e alcançou a marca histórica de 15,63%, um índice abaixo da média nacional e que demonstra o compromisso da gestão municipal com a saúde dos cidadãos.