Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Turismo

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, também chamada de "Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos", data de 1854. Com a proibição das ordens religiosas regulares nas minas, instalaram-se na região as irmandades e confrarias de negros escravizados e alforriados. Assim, nasce a irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O monumento religioso segue o padrão das demais capelas do lendário “Sertão da Farinha Podre”, atual Desemboque (localizado na zona rural de Sacramento). De simplicidade arquitetônica, possui planta organizada em nave, capela-mor e sacristia lateral única. Seu sistema construtivo é misto com as paredes da nave em pedra e cal até a altura do coro, quando passa a ter estrutura autônoma de madeira e vedação em adobe.

Na capela-mor e sacristia também é utilizado o sistema de gaiola com paredes de adobe. Esse duplo sistema sugere um tempo de construção bastante duradouro com a execução em etapas sucessivas ou mesmo reparos e reformas que foram acontecendo através dos anos. A volumetria, embora igualmente simples, movimenta-se com as alturas diferenciadas do telhado.

Resolução de Tombamento: Decreto Nº 23.810, de 10 de agosto de 1984.

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 8h às 16h. Sábado e domingo, das 13h às 18h.

Localização