Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Turismo

Parque Nacional da Serra da Canastra

Sacramento é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, cuja portaria 03 localiza-se a 70 km de sua área urbana. O grande objetivo da criação da reserva foi a proteção das nascentes do Rio São Francisco, o que levou um grupo de jornalistas mineiros a liderar uma campanha para a criação do Parque, em 3 de abril de 1972.

O Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no sudoeste do Estado de Minas Gerais, possui uma área de 197.797 hectares, abrangendo os municípios de Capitólio, Delfinópolis, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Sacramento. De sua  área total, apenas 71.525 ha estão regularizados fundiariamente, e o restante ainda é formado por propriedades particulares.

O nome "Serra da Canastra" se deve à semelhança apresentada pelo imenso chapadão, que vista de longe, assemelha-se a uma canastra, um antigo vocábulo de origem grega utilizado para denominar um tipo de arca móvel, rústica, de formato retangular. Foi o botânico francês Auguste de Saint-Hilaire quem relatou que a serra merecia este nome, "por ser comprida, lisa e arredondada em toda a extensão de seu topo, e cortada verticalmente nas duas extremidades, similar à forma de uma canastra”.

A Serra da Canastra é o divisor natural de duas bacias hidrográficas: a do Rio Paraná e a do Rio São Francisco, do alto das montanhas brotam nascestes de vários afluentes que desembocam em rios como o Araguari, na bacia do Paraná. Os desníveis do relevo acidentado, com íngremes penhascos, escarpas e paredões circundando o chapadão, proporcionam paisagens singulares com dezenas de quedas d´água de rara beleza onde se destacam a cachoeira Casca D´anta,  a do Fundão e a da Parida.

A vegetação típica da transição entre a mata atlântica e o cerrado garante uma grande diversidade de espécies vegetais e animais.

O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes-ICMBio, sendo cobrada uma  taxa de entrada de R$ 8,00.

Telefone: (37) 3433 - 1195

 

Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 8h às 16h

Localização