Prefeitura Municipal de Sacramento realiza mutirão de cirurgias ortopédicas

Publicado em: 15/03/2022 15:02

Neste sábado e domingo, 12 e 13 de março, a Prefeitura Municipal deu continuidade ao Projeto Fila Zero, com a realização de 18 cirurgias ortopédicas de média complexidade, na Santa Casa de Misericórdia de Sacramento.

De acordo com o Secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso Santos, Sacramento possui uma carência acumulada de 800 cirurgias eletivas, em atraso devido a pandemia. Com o Projeto Fila Zero, a Prefeitura pretende atender toda essa demanda até o final de 2022, com o apoio do Governo Estadual, por meio do Programa Valora Minas, e suporte operacional da Cobo Consultoria e Soluções em Saúde.

As 18 cirurgias de reconstrução de ligamento e artroscopia, efetuadas no final de semana, mobilizaram as equipes cirúrgicas do ortopedista local Dr. Guilherme de Faria Pereira, e dos médicos parceiros, Dr. José Martins Juliano Eustáquio e Dr. Diminson dos Santos Braz. Também contribuíram para a realização do mutirão o anestesista Dr. Guilherme Augusto Arantes Cintra; os instrumentadores Claudinei Ximenes Magalhães, Wesley Roberto dos Santos e Luciano Cristino da Costa; e o time de Enfermagem da Santa Casa.

O provedor da Santa Casa, Eduardo Costa Vaz, relata que o hospital de médio porte possui, hoje, uma aparelhagem capaz de realizar procedimentos de alta complexidade. O principal deles é o arco cirúrgico, um instrumento de imagem que proporciona visão em tempo real da cirurgia. O equipamento foi adquirido pela Santa Casa por meio de verbas de emendas parlamentares do Deputado Federal Franco Cartafina e do Deputado Estadual Hely Tarquinio.

Dr. Guilherme também relata a qualidade técnica do hospital local para a realização do mutirão e destaca que 18 cirurgias no período de dois dias é algo inédito em Sacramento. “Na verdade, a nível de Brasil, eu nunca tinha visto um número tão grande de cirurgias em tão pouco tempo. Este é um final de semana especial”, disse.

Os exames pré-operatórios e todo o suporte pós cirúrgico, incluindo medicação e fisioterapia, ficam a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.