Encontro reúne servidores e usuários de saúde mental para discussão democrática

Publicado em: 31/03/2022 14:18

Foi realizada, nesta quinta-feira (31), no Anfiteatro da Casa da Cultura Sérgio Pacheco, a Pré-Conferência Municipal de Saúde Mental, que funciona como um espaço ativo para que a população participe das decisões de saúde mental do município.

O Subsecretário de Saúde, Samuel Gomide, e o psicólogo Paulo Balbino, coordenador do CAPS, abriram a Pré-Conferência destacando o protagonismo dos usuários e familiares nesse momento voltado para discussões e reflexões sobre as políticas públicas municipais de saúde mental.

Contribuindo de maneira mais teórica, a palestrante Aparecida Borges Cruvinel apresentou e contextualizou a temática da Pré-Conferência, “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Em seguida, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços se reuniram para avaliar e sugerir propostas e eleger delegados representativos para a I Conferência Municipal de Saúde Mental e XII Conferência Municipal de Saúde, que acontecem no dia 7 de abril.