Primeiro cinema solar do Brasil chega a Sacramento na próxima semana

 

Publicado em: 31/03/2022 15:43

Whatsapp

 

Cinesolarzinho, um cinema movido a energia solar, chega a Sacramento na próxima segunda-feira (4), promovendo atividades culturais gratuitas para a população. A atração, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da empresa CBMM e o apoio da Prefeitura Municipal de Sacramento.

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van, equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica. O projeto traz também a versão Cinesolarzinho, voltara para o público infantil.

A programação, prevista para a próxima segunda-feira, compreende uma oficina com alunos da Escola Municipal Dr. João Cordeiro e sessões de cinema, a partir das 18 horas, na Praça Franklin Vieira (Perpétuo Socorro), onde serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o longa “Fala Sério, Mãe!”.

Em caso de chuva, a sessão será exibida no Barracão Comunitário Salmerão de Paula Soares, localizado na Avenida Ana Cândida, bairro Perpétuo Socorro.

 

SINOPSES DOS FILMES:
‘Vida Maria’ - Diretor: Marcio Ramos, 2007, Duração: 9min - Classificação indicativa: livre
Sinopse: Uma menina de cinco anos de idade se diverte aprendendo a escrever o nome, mas é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça.
 
‘O Véu de Amani’ – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama – Livre
Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.
 
‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre
Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
 
‘Procura-se’ – Direção: Iberê Carvalho – Brasil, 10min - Ficção
Sinopse: O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.
 
‘Fala sério, mãe!’ - Direção: Pedro Vasconcelos – Brasil, 79 minutos - Comédia, Drama, Família
Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, está tendo a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, com medos, frustrações e um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, a filha, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Embora teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe.