2º Mutirão de Castração atenderá 300 animais do dia 4 ao dia 7 de maio

Publicado em: 05/05/2022 07:26

Teve início, nesta quarta-feira (4), o 2º Mutirão de Castração Animal de Sacramento, na quadra Joelcio Rogério de Oliveira (Bairro Maria Rosa). A campanha de esterilização, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vai até o próximo sábado (7) e deve atender 300 cães e gatos de moradores do município.

Castração é um procedimento cirúrgico realizado em fêmeas ou machos com o objetivo principal de impedir que os animais se reproduzam desordenadamente, mas também como forma de proporcionar maior qualidade de vida.

As cirurgias são executadas pelo médico-veterinário Alex Vieira, um dos responsáveis pelo Castramóvel da SUPA – Sociedade Ubaense de Proteção Animal, entidade de terceiro setor da cidade de Ubá/MG.

O Castramóvel chega a Sacramento através de uma aquisição do Convale – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande, o convênio dos municípios associados à Amvale - Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande. Outros gastos importantes, como toda a medicação do pós operatório, são de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

O prefeito Wesley De Santi de Melo – e presidente da Amvale – destaca que o município de Sacramento já custeia 50 castrações de animais por mês a cada ano e celebra a realização deste 2º Mutirão, capaz de atender um número maior de animais.

Entre os apoiadores do mutirão estão os Amigos Protetores dos Animais de Sacramento (APAS) e a Bomguy Ração Animal.