O melhor vinho brasileiro tem origem sacramentana

 

Publicado em: 12/05/2022 11:27

Whatsapp

 

O mais importante guia de vinhos da América do Sul, o Descorchados, escolheu o “Sacramentos Sabina Syrah 2021” – produzido a partir de uvas da Fazenda São Miguel, na região do Caxambu – como o melhor vinho tinto do Brasil. Trata-se do primeiro projeto da Sacramentos Vinifer, sob o comando do empresário Jorgito Donadelli.

Nesta quarta-feira (11), Jorgito e seu pai, Jorge Félix Donadelli, acompanhados do jornalista Realindo Júnior e do primo Sebastião Donadelli, visitaram o prefeito Wesley De Santi de Melo, em seu gabinete, para contar sobre a novidade e anunciar a expansão da plantação.

Da Fazenda São Miguel até ser engarrafado, o vinho Sabina Syrah 2021 passa por uma logística curiosa: as uvas são produzidas e colhidas em Sacramento/MG, na Serra da Canastra, e percorrem um longo caminho até chegar em Caxias do Sul/RS para a finalização, realizada por Alejandro Cardozo, uruguaio radicado no Brasil e eleito enólogo do ano 2021.

Segundo os especialistas, o sistema de dupla poda realizado na vinícola é o que faz a total diferença, pois preserva as uvas e confere equilíbrio entre a acidez e o pH.

Pode-se dizer que Sacramentos Sabina Syrah 2021 veio para quebrar paradigmas: desbancou os famosos rótulos chilenos no Guia Descorchados e também as vinícolas gaúchas, geralmente as mais premiadas por aqui. Um orgulho e tanto para nós sacramentanos.