Prefeitura participa da campanha “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”

Publicado em: 19/05/2022 12:30

Em menção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado nesta quarta-feira (18 de maio), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou a 5ª Campanha Faça Bonito Sacramento, com a palestra “Escuta especializada x depoimento especial: estratégias de atuação no enfrentamento a violência sexual infantil”, ministrada por Eliane Quaresma Caldeira de Araújo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Estiveram presentes nesse importante encontro, realizado no Auditório do Centro Administrativo “Vereador Clanter Scalon”: o prefeito Wesley De Santi de Melo; os vereadores Dr. Pedro Teodoro, Dr. Talhys Andrey e Sargento Edna; o promotor de justiça Dr. José do Egito; e representantes da sociedade.

Por quê 18 de maio? A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000, com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). Desde a promulgação da lei, a campanha “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, de iniciativa do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, vêm realizando ações em todo o território nacional, no intuito de sensibilizar sobre a importância de fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Toda as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Incontestavelmente, isso incide sobre o próprio país, cujo desenvolvimento não depende apenas da área econômica, mas também da área social e de direitos humanos. É por isso que a Constituição Federal deu a responsabilidade de garantir os direitos dos meninos e meninas à família, à sociedade e ao Estado. E você faz parte disso!

Faça sua parte, agindo bonito! Denuncie os maus tratos infantojuvenis ao Conselho Tutelar de Sacramento; disque 100; ou procure os órgãos de segurança pública.