Passeata na região central encerra programação da 5ª Campanha Faça Bonito Sacramento

Publicado em: 27/05/2022 10:00

Passeata realizada nesta quinta-feira (26), como marco de encerramento da 5ª Campanha Faça Bonito Sacramento, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), apoiada pelas Secretarias de Cultura e Educação. A campanha faz menção ao Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nacionalmente em 18 de maio.

Ao longo de todo o mês, profissionais da Prefeitura Municipal de Sacramento, Conselho Tutelar, Centro de Assistência Social (CAS), APAE, Instituição de Acolhimento “Abrigo Doce Lar” e Serviço Social do TJMG, entre outros, planejaram diversas ações voltadas ao enfrentamento da violência sexual infantojuvenil, no intuito de comunicar com as crianças e adolescentes, pais, professores e toda a comunidade sobre a importância de proteger esse público-alvo, promovendo reflexões e alertando sobre a necessidade de fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A 5ª Campanha Faça Bonito Sacramento, encerrada nesta quinta-feira, teve início no dia 9 de maio, com a divulgação da programação das ações. Posteriormente, no dia 10, foi realizada uma reunião com profissionais da rede de proteção social e da saúde, para a construção do “Fluxograma da Violência Sexual Infantojuvenil”.

O programa contou também com uma roda de conversa na Rádio Sacramento, realizada por profissionais da rede de proteção, no dia 12 de maio; palestra sobre escuta especializada, ministrada no dia 18 pela coordenadora geral de políticas públicas para crianças e adolescentes da SEDESE, Elaine Quaresma; além de contação de histórias junto às escolas do município, atividade executada pela professora Nane Bizinoto.

Erinéia Oliveira, assistente social e coordenadora do CRAS de Sacramento, diz que a campanha cumpriu com o objetivo, pois mobilizou um grande número de pessoas a “fazer bonito” e não se calar diante da violência sexual infantojuvenil.