Equipe da Saúde reúne para discutir medidas de apoio matricial

 

Publicado em: 04/07/2022 09:03

Whatsapp

 

Na última sexta-feira (1º), a equipe de matriciamento da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu na Casa da Cultura Sérgio Pacheco para discutir a renovação da metodologia utilizada no cuidado com a saúde no município.

A capacitação mediada pelo secretário de Saúde, Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, levou em consideração o Decreto nº 161, de 26 de abril de 2022, que regulamenta a Política Municipal de Promoção da Saúde (Programa Academia Viva) e elenca o conceito de clínica ampliada como uma das principais diretrizes para a qualificação no modo de promoção à saúde em Sacramento.

De acordo com Dr. Reginaldo, ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. A estratégia busca integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento individualizado, com a criação de vínculo com o usuário. Nesta conduta, a vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.