Setor de Patrimônio abre inscrições para o passeio cultural “Nos Caminhos da Mogiana”

Publicado em: 08/07/2022 09:15

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, convida a população para participar da ação patrimonial “Nos caminhos da Mogiana: Uma viagem pela história da imigração em Sacramento”. O passeio guiado será realizado no dia 06 de agosto, com o objetivo de propor uma reflexão histórica sobre o papel da imigração na formação da identidade cultural dos sacramentanos.

A excursão parte da percepção sobre o patrimônio arquitetônico, em especial o ferroviário, representado no município de Sacramento pela Estação Ferroviária da Jaguara (1888) – a primeira do estado de Minas Gerais – e a subestação do Cipó (1889). Ambas foram decisivas para a chegada de imigrantes à região.

O transporte ferroviário facilitou também a inserção de novas tecnologia, com a instalação da Usina Cajuru (1913) e a construção da linha de Bondes Elétricos que, a partir de 1914, realizava viagens regulares entre a cidade e a subestação do Cipó.

“Nos caminhos da Mogiana: Uma viagem pela história da imigração em Sacramento”, acontece no 06 de agosto de 2022, com saída às 8h da antiga Estação dos Bondes.

Para participar do passeio, que será conduzido por uma equipe multidisciplinar, é necessário realizar inscrição através do link. No total, serão disponibilizadas 45 vagas.