Associações culturais de Sacramento apresentam projeto de Centro Cultural ao prefeito

Publicado em: 22/07/2022 16:07

Nesta quinta-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Pierre Patrick Pacheco, e representantes de grupos e associações de Sacramento apresentaram o projeto do Centro Cultural Carolina Maria de Jesus ao prefeito Wesley De Santi de Melo.

O Centro Cultural Carolina Maria de Jesus é uma iniciativa que parte da comunidade cultural de Sacramento, sob projeção da arquiteta Mônica Mello. Idealizado para ser um espaço diversificado e acessível, com fins culturais e arquivísticos, o Centro Cultural presta homenagem à escritora sacramentana Carolina Maria de Jesus, conhecida em mais de 40 países por sua autobiografia “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”.

A ideia recebeu o apoio do Conselho Municipal de Turismo, que compreendeu o atrativo cultural como um importante espaço para o desenvolvimento do turismo local. Agora, o projeto é apresentado ao chefe do Executivo da Prefeitura Municipal de Sacramento, um grande passo para a sua concretização.

Entre os representantes das organizações culturais, estiveram presentes na reunião: Mônica Mello, arquiteta responsável pelo projeto e membra da Associação Movimento Cênico; João Paulo Zago, do Conselho Municipal de Patrimônio; Eliana Garcia Vilas Boas, da Associação de Mulheres Coletivo Bitita; Siomara Mello, do Instituto Cultural Leopoldina Geovana de Araujo; e Denis Balduino, do Slam para Carolina.

Para a equipe idealizadora do projeto, Carolina Maria de Jesus foi uma artista multimídia antes mesmo desse conceito ser cunhado, pois sua obra percorre romance, poesia, dramaturgia e música. O Centro Cultural nasce da necessidade de contemplar todas essas possibilidades, levando cultura aos jovens, principalmente aqueles que se encontram em condições vulneráveis.

O espaço cultural servirá também para armazenar e disponibilizar ao público o acervo literário da escritora que se encontra no Arquivo Municipal de Sacramento desde 1999.