Secretaria de Meio Ambiente atende denúncia de maus-tratos contra animais

Publicado em: 03/08/2022 07:31

Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu uma denúncia de maus-tratos contra os animais, através da equipe dos Amigos Protetores dos Animais de Sacramento (APAS). Conforme a denúncia anônima, um caçador de javalis estava cometendo crueldade contra os cães de sua tutela, que não recebiam tratamento adequado e estavam comendo os restos dos animais que morriam dentro do canil.

Voluntários da APAS e servidores municipais foram ao local denunciado e encontraram alguns cães com sinais visíveis de maus-tratos. Havia cães acorrentados em árvores, impedidos de locomoção devido a cordas extremamente curtas; outros presos em um canil repleto de lixo e dejetos; a maioria extremamente desnutridos e magros, com os ossos à mostra; um deles estava com a perna quebrada, sangrando e com sinais de doença de pele severa.

Com autorização da Polícia Militar do Meio Ambiente, que dá prosseguimento ao caso, os cães foram encaminhados a uma Clínica Veterinária para atendimento, medicação e coleta de material para exames laboratoriais. Esses animais agora estão em um Hotel Pet, aguardando para serem adotados por tutores responsáveis.

É importante lembrar que o Brasil possui legislação pertinente e autoridades responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes contra os animais. Por isso, É PRECISO DENUNCIAR!

São exemplos de maus tratos: praticar ato de abuso ou crueldade; não alimentar corretamente; manter os animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz; golpear, ferir ou mutilar; abandonar; deixar de prover assistência veterinária; transportar em cestos, gaiolas ou veículos sem as proporções necessárias ao seu tamanho e números de cabeças; ministrar ensino com maus tratos físicos; e realizar ou promover lutas entre animais.