FURNAS desenvolverá Programa de Responsabilidade Sociocultural em Sacramento

Publicado em: 16/08/2022 12:12

Na última quinta-feira (11), o prefeito Wesley De Santi de Melo recebeu a visita das representantes de FURNAS, Zuleide Pontes e Beatriz Rodrigues, que apresentaram as propostas de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental da empresa, em atendimento à condicionante do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

A FURNAS Centrais Elétricas, subsidiária da Eletrobrás, é uma companhia do segmento de geração e transmissão de energia, com sede no Rio de Janeiro. O reservatório mais próximo de nós é a Usina de Estreito (Reservatório Luiz Carlos Barreto de Carvalho), onde a empresa desenvolve o programa de responsabilidade sociocultural em parceria com as prefeituras dos municípios lindeiros: Sacramento/MG, Claraval/MG, Ibiraci/MG e Pedregulho/SP.

O programa acontece em 5 diferentes eixos, que contemplam principalmente as áreas de Educação e Assistência Social. São eles:

- Energia Social: desenvolvido nas escolas públicas (municipais e estaduais) com o objetivo de despertar nos alunos, de nível fundamental e médio, a consciência para questões como cidadania, sustentabilidade e respeito.

- Empoderar: desenvolvido com mulheres de projetos sociais dos municípios, no intuito de promover a valorização da equidade de gênero.

- Aldeia da Cidadania: evento que oferece à comunidade serviços gratuitos de regularização de documentos; cuidados preventivos de saúde; orientações nas áreas de Justiça e Meio Ambiente; além de atividades recreativas para crianças e adolescentes.

- Direito da Criança e do Adolescente: apoio financeiro para fundos municipais que contribuam para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

- Núcleo de Desenvolvimento Territorial: será desenvolvido em um dos 4 municípios lindeiros à Usina de Estreito, com o intuito de fortalecer a organização comunitária da região, promovendo o desenvolvimento social e econômico.

Em breve, frutos dessa parceria em nosso município de Sacramento!