Prefeituras de Sacramento e Rifaina discutem ações no núcleo turístico do Rio Grande

Publicado em: 31/08/2022 07:49

Na última quinta-feira (25), o prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo, recebeu o prefeito de Rifaina, Hugo César Lourenço para iniciar tratativas sobre a ocupação da região turística às margens do Rio Grande, rio que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo e também faz a divisa dos dois municípios.

A região turística do Rio Grande já conta com uma ocupação consolidada do lado paulista, na cidade de Rifaina. Do lado mineiro, a região vem sendo ocupada de forma gradativa e racional pela Administração do prefeito Baguá, especialmente após a aprovação do novo Plano Diretor do Município e de outras regulamentações jurídicas. Com tais medidas, Sacramento já experimenta um grande desenvolvimento social e econômico, com expectativa de investimentos na região em torno de R$ 100 milhões e geração de mais de 300 empregos até o fim do ano.

Entre as propostas apresentadas na reunião, está a instituição de parceria entre os municípios de Sacramento e Rifaina, com a aprovação de leis pelas respectivas Câmaras e repasse de recursos para custear as despesas geradas na região.

Trata-se de uma iniciativa pioneira, que demonstra a preocupação com o futuro do núcleo turístico, sob os aspectos ambiental e urbanístico. Por isso, a atenção dos prefeitos em planejar ações conjuntas e coordenadas, que proporcionem aos moradores e turistas melhorias em infraestrutura, segurança, saúde e educação.

Novos encontros deverão acontecer nos próximos meses.