Equipe de Epidemiologia promove capacitação sobre a Monkeypox para profissionais de saúde

Publicado em: 31/08/2022 13:08

A equipe municipal de Vigilância Epidemiológica promoveu, nesta terça-feira (30), o primeiro treinamento sobre a Monkeypox com os profissionais de saúde de Sacramento. A reunião aconteceu na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, sob o comando da enfermeira Suzy Delgado, que abordou as principais características da doença, aspectos clínicos, meios de transmissão e medidas preventivas.

A atividade de capacitação da Secretaria Municipal de Saúde foi promovida tendo em vista a notificação de caso suspeito da doença, recebida pelo setor de Vigilância Epidemiológica no dia 25 de agosto. O caso segue em monitoramento, enquanto aguarda o diagnóstico da FUNED, laboratório de referência vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A Monkeypox é caracterizada por erupções cutâneas agudas, associadas ou não a febre, fraqueza, aumento dos gânglios, dor muscular, dor nas costas e dor de cabeça. Já a transmissão do vírus MPVX entre as pessoas ocorre através do contato direto com as lesões, fluidos corporais ou objetos recentemente contaminados, bem como contato com secreções respiratórias (gotículas e aerossóis) durante aproximação prolongada.

Capacitar os profissionais faz parte do Plano de Contingência Nacional para Monkeypox, que inclui informações baseadas nas evidências disponíveis para a contenção e controle da doença no país. Essas orientações são importantes para que os técnicos, enfermeiros e médicos da linha de frente possam amparar os casos suspeitos, prováveis e confirmados; coletar material para avaliação de diagnóstico; e direcionar as pessoas quanto aos cuidados preventivos.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Sacramento já desenvolve um Sistema de Notificações Municipal buscando facilitar o monitoramento da Secretaria de Saúde e publicizar os casos notificados para a população.