Prefeitura e Miss Sacramento promovem ação de reinserção social com pacientes do CAPS

Publicado em: 06/09/2022 09:22

Na última sexta-feira (2), as Secretarias Municipais de Cultura e Saúde, em parceria com a coordenação do Concurso Miss Sacramento, promoveram o passeio guiado “Nos caminhos da Mogiana: uma viagem pela história da imigração em Sacramento” com os pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).

O projeto cultural, outras vezes realizado com alunos da rede pública de ensino, teve, desta vez, a reinserção de pacientes com quadro de sofrimento mental como parte da ação social da candidata ao Miss Minas Gerais CNB 2023, Ana Maria Florentino Batista.

Partindo da antiga Estação dos Bondes (atual Palácio das Artes), a jornada cultural – conduzida sob a supervisão da historiadora Eliana Garcia e do professor Alessandro Abdala – percorreu as estações de Jaguara e Cipó e se encerrou na Gruta dos Palhares.

O passeio teve como finalidade apresentar um resumo da história da Ferrovia Mogiana e da imigração europeia em Sacramento, perpassando por aspectos históricos e geográficos, com destaque para as transformações econômicas, linguísticas e culturais ocorridas no município. Mas, tão importante quanto a experimentação prática do conhecimento, foi a oportunidade de convívio social e troca de experiências entre pacientes e guias, características terapêuticas fundamentais.