Prefeitura premia os vencedores do 3º Concurso de Frases, Poemas e Redações

 

Publicado em: 12/09/2022 09:52

Whatsapp

 

Secretarias Municipais de Educação e Cultura divulgam os vencedores do 3º Concurso de frases, poemas e redações “Sacramento: Memória, Cidade e Patrimônio”, criado para fomentar a produção literária e estimular o conhecimento histórico de nosso município.

Confira os trabalhos vencedores:

CATEGORIA FRASES (alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental):

“Sacramento: cidade maravilhosa, berço de cultura e beleza que encanta. Um lugar acolhedor e cheio de amor!”

 

“Sacramento: cidade cheia de alegria e belezas naturais, às margens do Ribeirão Borá; tem a Cachoeira da Parida, a flora dos campos, o Parque da Canastra; brilham nossos olhos com tanta beleza.”


“Sacramento começou no Desemboque, e foi crescendo. É hoje conhecida como uma das mais belas cidades mineiras com vários pontos turísticos de se admirar! Sacramento você é espetacular!”

 

CATEGORIA POEMAS (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental):

 

“Sacramento, terra abençoada,

Uma cidade que o povo exalta:

No Triângulo Mineiro foi criada;

Cidade onde paz e amor não falta!

 

O turismo nela é animado,

Por todos que lá passam.

A Serra da Canastra e a Gruta dos Palhares

Recebem gente de todos os lugares!

 

A culinária também é muito diversificada:

Doces nas mesas, de vários confeiteiros,

Comida tão farta e de boa aparência

E as delícias do queijo mineiro!

 

Todos a amam e a veneram

Sacramento terra amada

Turismo e muita diversão

Rios e cachoeiras que soam como uma canção!

 

Terra onde muitos são conhecidos:

Carolina Maria e Lima Duarte são conhecidos

Que em Sacramento foram nascidos!

E viveram aqui muito tempo!”

 

Extraordinária Cultura

“Há alguns séculos atrás,

Bandeirantes vieram em busca da cura

Mas não imaginavam que no futuro

Haveria um verdadeiro tesouro.

 

De uma simples capela

Ao lado esquerdo de um Ribeirão

Surgiu a extraordinária Sacramento

Cidade de união.

 

Cidade rica em culinária,

Grande valor histórico e cultural.

População composta por alegria,

Enorme beleza natural.

Lugares como Gruta dos Palhares,

E as variadas cachoeiras;

São provas dessa beleza

E das bençãos da mãe natureza.

 

Pessoas como Carolina Maria de Jesus

Simbolizam garra e força de vontade

Exemplo da literatura brasileira

Uma verdadeira inspiração para a sociedade.”

 

Sacramento: Minha cidade de coração

“Querida Sacramento um belo lugar para morar

Abençoada por Nossa Senhora do Desterro

 

Sua grandiosa cultura

Tem muito a lhe oferecer

Folia de Reis, Cavalgada, Congada, venha conhecer!

 

Locais para visitar e se encantar

Gruta dos Palhares, Cachoeiras e Rio Grande

Beleza aqui não vai faltar!

 

Comida mineira é muito saborosa

Pães de queijo, doce de leite e frango caipira

Que delícia!

 

Deus abençoa seus filhos que tem fé e amor no coração

Eurípedes Barsanulfo e Padre Vitor Coelho

Grande legado deixou à população.

 

Que orgulho, Sacramento, eu tenho de você!

Esperava muito te conhecer,

E hoje faço parte de você!”

 

CATEGORIA REDAÇÕES (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio):

SACRAMENTO: IDENTIDADES E ENCANTOS PRESENTES NA MEMÓRIA 

Na segunda década do século XIX, surge Sacramento, nascida do berço do Triângulo Mineiro, o Desemboque. Sacramento beneficiou-se das terras de Maria Ausente e aqui estabeleceu seu território. Com o tempo tornou-se uma das mais notórias e conhecidas cidades da região do então “Sertão da Farinha Podre.” O município conserva uma reverenciada memória, muito presente nascida de seu povo. A cidade dispõe de importantíssimas obras literárias e artísticas, com um valoroso patrimônio, e notável seu destaque.

Sendo assim, é imprescindível ressaltar a grande importância da região na história do Brasil. Nesse sentido, destacaria o escritor e fundador da cidade Cônego Hermógenes, personalidade fundamental para o desenvolvimento da cultura, da cidadania, com diversas contribuições ao cenário intelectual. No decorrer de sua história, Sacramento recebeu contribuições culturais ricas e diversas dos descendentes indígenas, africanos, imigrantes italianos, portugueses, japoneses e de outros povos. E o sentido dessa perfeita e sublime união cultural é o povo sacramentano.

A cidade ostenta a marca de seus 202 anos de muita história, glória, alegrias e religiosidade. Essa data demonstra o prestígio de um povo guerreiro e batalhador que apesar das dificuldades nunca desiste e sempre segue em frente, guiados a todo momento por suas crenças e tradições. Como seu próprio nome represente, a verdade sagrada, é evidente que detém grandes ícones religiosos como Eurípedes Barsanulfo, um dos primeiros e mais prestigiados médiuns espíritas, Padre Vitor Coelho, elogiável missionário redentorista que atualmente se encontra em processo de beatificação.  E reputados artistas como Lima Duarte, brilhante ator conhecido nacionalmente e Carolina Maria de Jesus, marcante escritora e compositora.

O valioso patrimônio sacramentano é referência, conservando diversas construções com arquitetura clássica. É o caso do Colégio Allan Kardec, pioneira escola da pedagogia espírita brasileira, a Basílica do Santíssimo Sacramento, detendo o título de Basílica, mais alta honraria concedida pela igreja católica, e do Desemboque, com suas igrejas e construções históricas. O município também conta com várias belezas naturais como a Gruta dos Palhares, maior caverna de arenito da América Latina, e o Parque da Serra da Canastra, com a nascente do Rio São Francisco. Além de represas, inúmeras cachoeiras belíssimas e matas que guardam uma fauna e uma flora muito diversa e única.

Fica claro, portanto, que a cidade de paz e amor apresenta reverenciada memória, singular identidade popular e um rico e conservado patrimônio material e imaterial. Tudo isso fruto de reverenciadas personalidades, o diverso e miscigenado acervo cultural, a notável influencia religiosa e principalmente a contribuição de cada cidadão, uma gente religiosa e batalhadora que tanto no presente quanto no passado, tornaram possível toda a riqueza dos mais de 200 anos da cidade.

 

Sacramento, localizado entre as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, é um lugar belo e inegavelmente rico no contexto histórico cultural, uma cidade cheia de memórias e patrimônio. Entretanto, esse por muitas vezes é deixado de lado e não recebe o devido reconhecimento, findando por ser esquecido ou depredado.

Há sem duvida diversas personalidades importante vindas de nossa terra, como o famoso ator, dublador, diretor de telenovela, radialista e apresentador brasileiro, Lima Duarte, que apesar de ser originário de Sacramento, mais especificamente do Distrito Desemboquense, não se ouve falar muito em sua terra natal. Além dele temos a escritora, compositora e poetisa Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras e considerada uma das mais importantes no Brasil e no mundo. Em um de seus livros a autora relata o desamor da população sacramentana consigo e ainda hoje, após sua morte e todo o merecido galardão que recebeu, é desconhecido por muitos conterrâneos.

Outro ponto a se destacar são os patrimônios físicos, esses que não escapam do descaso do povo como diversas construções antigas que através de sua arquitetura e elementos culturais contam parte da história de seu povo e que atualmente sua maioria veio abaixo. Um exemplo disso é o vetusto Sacramento Clube, onde aconteciam várias festas e o anual carnaval de salão, esse como outras construções que se houvessem sido restauradas, poderiam ser pontos turísticos ou mesmo utilizados para diversos eventos. Podemos citar também o desdém voltado para monumentos como é o caso da estátua em homenagem a João Canudo, um sacramentano caridoso que em seu tempo fazia o trajeto de sacramento à Santa Maria andando descalço para levar encomendas e buscar remédios para pessoal de baixa renda, apesar de seu esforço e dedicação teve seu monumento derrubado em um ato de vandalismo, amostra de tal desapreço.

Conclui-se que urge trazer consciência aos cidadãos dessa terra, para verem a importância e reconheçam o valor desse patrimônio rico que a cidade possui, a fim de preservá-lo e manter viva a memória e a história.

 

Sacramento, abundante em cultura e características patrimoniais que só aqui se encontra. De um povoado caipira, surge a querida e abençoada terra sacramentana que ocupa um pequeno trechinho da conhecida Serra da Canastra pela sua valiosa fauna e flora banhada pelas águas claras do Ribeirão Borá que por suas correntezas trouxe sua história que hoje correm pelos seus moradores que aqui moram ou já passaram. Suas memórias aqui encontradas dão brilho a cidade, a curiosidade do passado abrangendo seus filhos.

O arraial então surgiu, com seus principais nomes de sua história como Cônego Hermógenes uma das principais figuras do Triângulo Mineiro. De ruínas da exploração do minério o ouro ergueu-se uma capela a devoção a Santa, de muito suou e fé de seus fiéis prezem pela religiosidade. Da agricultura presente no econômico populacional da época fez que famílias pra cá viessem, passando de geração a geração personalidades foram se descobrindo, trazendo a riqueza cultural para a vila. Representado pela figura negro africana, excluindo o preconceito do caminho para rechear a história de riqueza memorial.

Um dos maiores patrimônios culturais de Sacramento consiste no Acervo Carolina Maria de Jesus, contendo as obras da escritora de sacramento conhecida e estudada no Brasil e internacionalmente. Não basta apenas ter em memória no sentido literário, mas sim no representativo humano, mostrando de diferentes formas a história da cidade. Deve-se acreditar que histórias trazidas pela memória de suas personalidades são referência para sua população podendo ter sempre em mente a história de onde futuras gerações estarão.

Sacramento está representado de diversas formas e modos de comunicar sua história. Por meio de suas lembranças e conquistas, a memória será eterna para toda sua população, expressando com um simples e motivado sorriso de gratidão por viver em nossas terras. Dando sua devida importância para o mundo das belezas naturais trazendo o marco importante da história de Minas Gerais. O orgulho presente, não tem tamanho porque sua história nunca para.

 

A Prefeitura Municipal de Sacramento parabeniza todos os participantes do concurso, em especial os primeiros colocados de cada categoria, que recebem uma bonificação em dinheiro no valor de R$ 600 (seiscentos reais), R$ 300 (trezentos reais) e R$ 200,00 (duzentos reais), respectivamente.