Saúde utiliza Setembro Amarelo para fortalecer estratégias integradas

Publicado em: 12/09/2022 15:05

Na última sexta-feira (9), o secretário de Saúde, Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, reuniu com agentes comunitários e enfermeiros do Programa Saúde em Casa para discutir medidas de fortalecimento do sistema de saúde municipal. O encontro, realizado na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, iniciou com uma reflexão sobre a Campanha Setembro Amarelo, iniciativa que tem como foco a prevenção do suicídio.

De acordo com Dr. Reginaldo, prevenir o suicídio compreende abordar maneiras de valorizar a vida e potencializar a vontade de viver. Para isso, trouxe para a assembleia uma palestra disponível no YouTube, que abordou o autoconhecimento e algumas das causas do adoecimento mental, como a procrastinação e a redução nos estímulos cerebrais.

Já a segunda parte da reunião foi voltada para o debate entre os profissionais, oportunidade na qual a enfermeira Suzy Delgado apresentou as metas que as campanhas de vacinação municipais ainda devem atingir neste ano de 2022, principalmente a campanha contra a poliomielite. Em seguida, o farmacêutico Marcos Gobbo falou sobre a importância de estimular a desmedicalização, especialmente no campo da saúde mental.

Encontros como esse são fundamentais para que os profissionais de saúde do município possam trabalhar em conjunto, visando melhorias para o cidadão.