Gestores municipais participam de capacitação sobre gerenciamento de riscos

Publicado em: 15/09/2022 09:28

Ao longo desta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de setembro, acontece em Uberaba a conferência “Gestão pública à risca: Gerenciando Riscos na Prática”, com o objetivo de assegurar maior efetividade e transparência na administração pública municipal. O evento é uma iniciativa da Controladoria-Geral da Prefeitura de Uberaba, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale).

A abertura oficial da conferência foi feita pelo prefeito de Sacramento e presidente da Amvale, Wesley De Santi de Melo, que destacou o trabalho do Ministério Público no sentido de orientar as prefeituras para fazer aquilo que é certo, ao invés de simplesmente penalizar.

"O perigo do descontrole" foi o assunto que abriu o ciclo de palestras, a cargo do titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba, José Carlos Fernandes Junior. Em seguida, o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, falou sobre o gerenciamento de riscos e ressaltou o trabalho do governo de Minas na criação de programas nesse sentido. “É muito importante que os prefeitos e secretários de municípios entendam como minimizar eventuais problemas, não apenas em relação à parte judicial, mas para conseguir entregar o que a sociedade espera”, disse.

Ainda dentro da programação de palestras do evento, a procuradora do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Elke Andrade, falou sobre sanções às quais servidores e agentes políticos estão sujeitos perante o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). E, para finalizar o primeiro dia, houve a palestra do Dr. Braulio Lopes, procurador-chefe da União no Estado de Minas Gerais, que tratou sobre a gestão e a fiscalização de contratos na prática.

Nesta quinta-feira (15), gestores e servidores públicos municipais voltam a se encontrar na conferência “Gestão pública à risca: Gerenciando Riscos na Prática”, para a realização de três oficinas de capacitação, com os temas: gerenciamento de almoxarifado; controle de manutenção e abastecimento de veículos; e gestão e fiscalização de contratos.