Vigilância orienta estabelecimentos de Sacramento sobre cuidados preventivos contra a varíola

 

Publicado em: 22/09/2022 08:17

Whatsapp

 

Setor de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde presta informações sobre a varíola causada pelo vírus Monkeypox e orienta os estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde sobre a importância das rotinas de higienização em ambientes de uso coletivo.

Também chamada de varíola dos macacos, a Monkeypox é considerada uma zoonose viral, sendo transmitida através do contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama e talheres. Atualmente, no município de Sacramento, não há registros de pessoas infectadas, mas a doença avança pelo país. Por isso, o trabalho preventivo é essencial.

As orientações fornecidas aos estabelecimentos de uso coletivo incluem: limpeza ou substituição de utensílios entre um usuário e outro; disponibilização de álcool 70% e papel toalha nas academias para higienização de superfícies e equipamentos; desinfecção periódica de bebedouros e sanitários, assim como demais superfícies de uso comum; entre outras.