Secretaria de Cultura celebra música popular brasileira, no próximo dia 27 de setembro

Publicado em: 26/09/2022 08:52

A MPB, ou Música Popular Brasileira, é um gênero musical que surgiu na década de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, como fusão de dois movimentos artísticos que até então eram divergentes: a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Enquanto aqueles mais alinhados à Bossa Nova defendiam a sofisticação e a erudição, os estudantes pregavam o cruzamento de ritmos e o resgate às raízes populares.

Além de contribuir para a cultura do país, a Música Popular Brasileira também teve uma importância muito grande para a criação e manutenção de diversos movimentos sociais, especialmente durante o regime militar, em que os artistas da MPB se tornaram peças essenciais na luta contra a censura e a liberdade política.

Dentre grandes nomes da MPB está Elis Regina, uma das vozes mais potentes da história da música brasileira, sendo aclamada no mundo inteiro por sua competência vocal, dramaticidade e presença de palco.

O cantor e compositor Milton Nascimento, carioca de nascença e mineiro de coração, também é um dos destaques desse movimento artístico. Sua música “Coração de Estudante” desempenhou um papel muito importante durante a campanha das “Diretas Já”, no período de 1983 até 1985.

A Prefeitura Municipal de Sacramento, através da Secretaria de Cultura, presta homenagem aos artistas da música popular brasileira, com um tributo aos mestres Elis Regina e Milton Nascimento, nesta terça-feira (27), a partir das 19h, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco.