Convale e empresa SA Ambiental firmam acordo para gerenciamento regional do lixo

Publicado em: 08/11/2022 08:18

Nesta segunda-feira (7), em cerimônia realizada na cidade de Uberaba, representantes do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) e da empresa SA Ambiental consumaram uma parceria para o gerenciamento de resíduos sólidos dos oito municípios consorciados.

A assinatura do contrato de concessão comum prevê a exploração e prestação dos serviços de coleta, transporte, transbordo e tratamento de resíduos sólidos domiciliares (RDO), bem como a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos. Os serviços serão intermediados pela ARISB-MG, agência que possui a responsabilidade de regular as atividades de coleta e destinação final dos resíduos sólidos do consórcio.

O vice-presidente do Convale, presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo, representou a diretoria da entidade na cerimônia de assinatura do contrato e afirmou que os municípios contemplados gozam de um projeto único e pioneiro em nível nacional.

Representando o Governo de Minas Gerais, Eduardo Ken Mizuta, superintendente de saneamento básico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), considerou o evento como “um marco muito importante”, fruto de um trabalho longo e inédito no Brasil para resolver, via concessão, o grande problema provocado pela destinação incorreta do lixo. Além dos ganhos ambientais, o superintendente destacou a redução de custos que o acordo trará para a população.