Região de Uberaba sinaliza alerta contra a febre amarela

 

Publicado em: 27/12/2022 07:53

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada, na última quarta-feira (21), de que o vírus da febre amarela está circulando na cidade de Uberaba. O alerta sinaliza aos profissionais de Saúde Pública um episódio de epizootia. Pelo fato de Sacramento ser um município limítrofe, que faz fronteira com Uberaba, também estamos em estado de alerta.

O que é a febre amarela? Trata-se de uma doença viral, transmitida por mosquitos (como o mosquito da dengue), podendo ser fatal em poucos dias caso não diagnosticada rapidamente. Os principais sintomas são: sensação de mal estar, dor de cabeça, febre alta, insuficiência hepática, insuficiência renal, ausência de urina, dor muscular, calafrios, cansaço, "amarelão", náuseas, vômitos e diarreia.
A melhor forma de prevenção é a VACINAÇÃO.

Quem deve se vacinar? A vacina contra a febre amarela é indicada para toda a população a partir dos 9 meses de vida e está disponível em todas as unidades de saúde do município. Procure sua equipe de saúde e verifique se você está protegido.

 

IMPORTANTE!

Os macacos não são transmissores da febre amarela. Pelo contrário, eles também são vítimas da doença.

Tenha ciência de que matar ou agredir animais é crime!

Caso encontre algum animal morto, não entre em contato com o mesmo, sinalize o serviço de zoonoses imediatamente, através do telefone (34) 3351-2577, para que profissionais habilitados tomem as medidas cabíveis.


Febre amarela mata! Vacine-se e garanta a sua proteção!