Prefeitura promove capacitação sobre parada cardiorrespiratória para profissionais da saúde

Publicado em: 03/02/2023 12:48

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, um workshop sobre parada cardiorrespiratória (PCR) voltado para os profissionais ligados à assistência em saúde pública e privada.

A qualificação teórica aconteceu na terça-feira (31), na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, onde o cardiologista Dr. Aluísio Augusto Marques e sua equipe médica convidada ministraram ensinamentos com as temáticas: introdução à PCR; circulação; vias aéreas; fibrilação e taquicardia ventricular; assistolia; desfibrilação; ritmos não chocáveis; engasgamento; e cuidados pós parada cardiorrespiratória.

“Ninguém resolve uma parada cardiorrespiratória sozinho, é necessário realizar um trabalho em equipe”, disse Dr. Aluísio ao apresentar os colegas Dra. Maria Eduarda, Dr. Renato, Dr. Hugo, Dr. Joyce e Dra. Poliana.

Já na quinta-feira (2), com grupos distribuídos pela Escola Municipal Dr. Afonso Pena Jr., todo o conhecimento teórico foi colocado em prática. Na oportunidade, os profissionais de saúde aprenderam melhor como manusear a aparelhagem de emergência e realizar a massagem cardíaca, atendimento mais importante em casos de parada cardiorrespiratória, conforme Dr. Aluísio.