Alerta importante contra a Febre Amarela para a população sacramentana

 

Publicado em: 16/02/2023 12:01

Whatsapp

 

Neste mês de fevereiro, foi detectado um caso de Febre Amarela em humanos no município de Vargem Grande do Sul/SP, sendo um idoso de 73 anos NÃO VACINADO. Sacramento e toda a região se encontram em Estado de Alerta Geral contra a doença desde dezembro de 2022, quando o vírus amarílico foi identificado em um primata não humano (macaco), no município de Uberaba. Por isso, é preciso redobrar a atenção e o cuidado.

A Febre Amarela é uma doença viral grave, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que pode levar a morte em poucos dias se não for diagnosticada rapidamente. Os principais sintomas são: sensação de mal estar, dor de cabeça, febre alta, insuficiência hepática, insuficiência renal, ausência de urina, dor muscular, calafrios, cansaço, "amarelão", náuseas, vômitos e diarreia.

A melhor forma de prevenção é a VACINAÇÃO.

Vai viajar? Vacine-se! Vai permanecer na cidade? Vacine-se!

Quem deve se vacinar?

A vacina é indicada para toda a população a partir dos 9 meses de vida. Procure sua Unidade de Saúde da Família e verifique se você está protegido. A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades do município.

FIQUE LIGADO! Os macacos não transmitem a Febre Amarela. Eles são vítimas da doença assim como nós humanos. Matar ou agredir animais é crime! Caso encontre algum animal morto, não entre em contato com o mesmo, sinalize o serviço de Zoonoses, através do telefone (34) 3351-2577, para que profissionais habilitados tomem as medidas cabíveis.