Programa Minas Livre Para Crescer reúne gestores de municípios associados à Amvale

Publicado em: 16/02/2023 15:12

Na última quarta-feira (15), o prefeito Wesley De Santi de Melo participou de uma reunião virtual a respeito do Programa Minas Livre Para Crescer, uma iniciativa criada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, nas diretrizes da Lei nº 13.874/19 (Lei de Liberdade Econômica), que visa fortalecer os municípios como ambientes propícios para o empreendedorismo.

O encontro foi promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Valo do Rio Grande (Amvale), em parceria com a Subsecretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de Minas Gerais, e contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e de gestores dos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (G-70), incluindo a prefeita de Uberaba e presidente da Amvale, Elisa Araújo.

Segundo Fernando Passalio, o Minas Livre Para Crescer prevê às prefeituras uma assistência técnica completa quanto aos Direitos de Liberdade Econômica, o que gera aumento de competitividade dos empreendimentos mineiros, atração de novos investimentos e otimização da atividade do governo municipal. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico aponta que, até o momento, 308 municípios mineiros já assinaram decretos para implantação das diretrizes do programa, sendo que Sacramento adotou em 2021.

Conforme o prefeito Baguá – que participou do encontro virtual acompanhado dos secretários Patrick Pacheco (Desenvolvimento Econômico e Turístico) e Leonardo Gobbo (Governo) – o Programa Minas Livre Para Crescer é importante para facilitar a vida dos empreendedores sacramentanos, com foco na simplificação de processos burocráticos e geração de emprego e renda.