Saúde orienta sobre cuidados com a síndrome mão-pé-boca, comum em crianças

Publicado em: 15/03/2023 15:01

A Prefeitura Municipal de Sacramento, através da Secretaria de Saúde, vem a público orientar sobre os cuidados contra a síndrome mão-pé-boca, uma doença viral altamente contagiosa que atinge principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, embora também apareça em adultos.

A infecção pode ser detectada pela presença de lesões na cavidade oral (boca e interior da garganta) e por erupções nas mãos e pés, normalmente associada a febre. Sua transmissão se dá por contato direto com a saliva, feridas, fezes de pessoas infectadas ou através de alimentos e objetos contaminados.

Na maioria das vezes, a síndrome regride de 7 a 10 dias após início dos sintomas sem a necessidade de medicamentos específicos. A desidratação é a maior preocupação, mas é necessário o acompanhamento médico para evitar eventuais complicações, como meningite viral, encefalite e paralisia flácida aguda.

Não existe vacina disponível contra a doença mão-pé-boca, mas algumas medidas de prevenção e interrupção da cadeia de transmissão podem e devem ser adotadas:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro;
- Limpar e desinfetar superfícies tocadas com frequência e itens sujos, incluindo brinquedos;
- Evitar contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios com pessoas que apresentem erupções nas mãos, pés e boca;
- A criança sintomática deve ficar em casa, sem ir à escola, enquanto durar a infecção;
- Casos de surto (mais de 3 casos no mesmo local) devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica.

Observação: Depois de recuperada, a pessoa ainda pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente 4 semanas. Oriente seu filho para que ele tenha sempre hábitos de higiene redobrados, como lavar bem as mãos.

Fique atento aos sintomas e procure sua Unidade de Saúde!