Ponte “Amerquin Cardoso” é inaugurada na região de Santa Helena

Publicado em: 27/04/2023 15:45

A Prefeitura Municipal de Sacramento inaugurou, nesta quarta-feira (26), a obra da ponte de concreto sobre o Córrego da Farinha Podre, denominada Ponte Américo Alves da Silva Filho “Amerquin Cardoso”. A nova estrutura, em substituição a antiga ponte de madeira, deve otimizar o tráfego rural na região de Santa Helena/Tiborna, bem como contribuir para o escoamento da produção agrícola.

Localizado na antiga estrada que liga os municípios de Sacramento e Uberaba, o Córrego da Farinha Podre traz também uma importância histórica. A tradição oral afirma que a expressão “farinha podre” possui origem no costume dos bandeirantes, que exploraram a região do Triângulo Mineiro, de armazenar alimentos nos galhos e troncos das árvores – tanto para aliviar a carga na ida, quanto para saciar suas necessidades na volta. Quando demoravam para retornar, a farinha acabava apodrecendo devido à grande umidade das terras.

A nova ponte, que leva o nome de um morador da região, Américo Alves da Silva Filho, foi construída com a tecnologia de laje mista steel deck. Sr. Américo, carinhosamente chamado de Amerquin Cardoso dedicou parte de sua vida para a continuação do legado da família na fabricação da Cachaça Helenita, hoje “Cachaça do Amerquim”. Reconhecida por degustadores como uma das melhores da especiaria, a Cachaçaria funciona até hoje, sob responsabilidade de seu filho Marco Aurélio.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração da Ponte “Amerquin Cardoso”: o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira-dama Maria Teresa; o vice-prefeito Osmar Trevisan Junior; os vereadores Gregório Pinheiro, Dr. Talhys Andrey, Sargento Edna, Dr. Pedro Teodoro e Ieda Rezende; o engenheiro da Barsa Engenharia, Antônio Joaquim, responsável pela obra; servidores municipais, representados na ocasião pelo secretário de Gestão Cleber Silveira.

Também participaram do momento solene os familiares do Sr. Américo: a esposa Sra. Joana Darc (Dona Joaninha); os filhos Maria Inês, Sônia e Marco Aurélio; o genro Humberto; a nora Maria Lúcia; e a neta Renata.