Prefeitura de Sacramento inicia vacinação infantil contra a Covid-19

Publicado em: 18/01/2022 13:02

Prefeitura de Sacramento inicia vacinação infantil contra a Covid-19

Para evitar enganos, a vacina destinada às crianças, de dosagem menor, possui ampola diferenciada.

A Prefeitura Municipal de Sacramento iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, nesta terça-feira (18), na UBS Aracy Lopes Pavanelli.

As primeiras 140 doses repassadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) são destinadas a crianças com deficiência permanente ou comorbidades (diabetes, pneumopatias graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e outras). A Secretaria de Saúde espera imunizar esse primeiro grupo pelos próximos 15 dias, para, depois, disponibilizar um cronograma ao público geral, estimado em 2304 crianças no município.

O esquema vacinal para as crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas. A vacina infantil contra a Covid-19, aprovada pela Anvisa, é produzida pela Pfizer/BioNTech e possui dosagem (0,2ml) e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos (0,3 mL).

A vacinação de menores de 12 anos tem gerado dúvidas entre os pais, mas a Anvisa e outros órgãos oficiais de saúde confirmam sua eficácia e segurança através da observação de estudos científicos e testes clínicos.

Além de proteger contra as formas graves da doença, é importante se vacinar contra a Covid-19 para evitar um quadro inflamatório tardio e grave, denominada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Em Minas Gerais, já foram notificados 174 casos de SIM-P, com 3 óbitos. Os dados estão disponíveis em coronavirus.saude.mg.gov.br

Para além da imunização das crianças nessa faixa etária, a vacinação infantil é importante para ajudar a proteger quem está em volta delas – inclusive outras crianças que ainda não atingiram idade elegível.

O Governo Municipal apoia essa ideia! A imunização para crianças com deficiência e comorbidades, de 5 a 11 anos, já está disponível na UBS Aracy Lopes Pavanelli, entrada próxima a Oficina Cenorão.

É necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis, que devem apresentar o cartão de vacina, um documento oficial e o laudo médico atestando a deficiência ou comorbidade.