Liberdade é o melhor cuidado: Saúde promove Semana da Luta Antimanicomial 2023

Publicado em: 10/05/2023 07:31

Secretaria Municipal de Saúde realiza Semana da Luta Antimanicomial 2023, de 15 a 19 de maio, com programação voltada para a reflexão sobre o atendimento à saúde mental de forma aberta e comunitária.

Por uma sociedade sem manicômios. Assim nasce o Movimento Antimanicomial no Brasil, em 18 de maio de 1987. O movimento surgiu da necessidade de defender o direito fundamental à liberdade e à inclusão social, combatendo o estigma e a exclusão de pessoas em sofrimento mental – na justificativa de pretensos tratamentos.

Em nosso município, o Ateliê Terapêutico Amizade do Programa Academia Viva é exemplo de promoção em saúde psicossocial. O grupo de Arteterapia, coordenado pela psicóloga Valéria da Páscoa Borges, utiliza a produção artística e o convívio social como partes essenciais para a prevenção e o tratamento de doenças, especialmente as condições de ordem emocional.

Venha participar da semana em defesa da Luta Antimanicomial e conheça melhor esse importante trabalho!