13 de maio: Sacramento celebra conquista abolicionista com noite cultural

 

Publicado em: 15/05/2023 16:00

Whatsapp

 

No último sábado (13), a Secretaria Municipal de Cultura promoveu uma cerimônia em menção ao Dia da Abolição da Escravatura e Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

O 4º Encontro da Igualdade Racial, realizado na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, contou com as seguintes atrações: palestrantes Marlene Apolinário e Paulo Henrique Ferracini; desfile de beleza afro; Congada Guarda de São Benedito; Capoeira Raça Brasil; apresentação musical com Carolina Ribeiro, Cid e músicos convidados; movimento de dança Ziriguidum; e o grupo ilê oyó omó ipondá asé opo barú, comandado pelo pai de santo Messias Fernando.

Conforme os líderes presentes na cerimônia, a data oficial da abolição da escravidão no Brasil, 13 de maio, é, na verdade, um dia de reflexão e luta. Ocorre que, na prática, a Lei Áurea libertou os escravizados, mas não trouxe nenhuma reparação pelos quase 300 anos anteriores de escravidão, pelo contrário, perpetuou o racismo estrutural.

O encerramento final da noite de belas e emocionantes apresentações ficou por conta do secretário de Cultura, Luiz Carlos de Souza Junior.