Programa Academia Viva discute estratégias multidisciplinares de atenção à Saúde

Publicado em: 16/06/2023 11:21

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma oficina de matriciamento com a equipe eMulti do Programa Academia Viva, no Centro de Convivência da 3ª Idade “Conceição Altair Tavares”. Também denominada como Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a equipe eMulti é uma proposta do Ministério da Saúde para retomar e reforçar o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada do SUS.

Composta por profissionais de diferentes áreas de atuação, como nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos e tantos outros; a equipe eMulti propõe a intersetorialidade e o trabalho coordenado para a promoção, proteção e recuperação da Saúde.

Em nosso município, o Programa Academia Viva é uma experiência bem sucedida desse trabalho multidisciplinar, com a atuação direta de mais de 160 profissionais de diferentes setores. “Todos os departamentos da Prefeitura estão inclusos na Academia Viva, que não é um projeto da Saúde, mas sim do município de Sacramento”, apontou o secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos.

Assim, ao longo do dia, os diversos profissionais da equipe eMulti do município participaram de palestras e rodas de conversa buscando aperfeiçoar as “outras formas de cuidado” para melhorar a qualidade de vida da população. Entre os tópicos abordados, estiveram: Projeto Terapêutico Singular; Estratégias de Promoção da Saúde; Gerenciamento e Regulamentação do SUS; Saúde Digital; Práticas Integrativas Complementares; além de importantes depoimentos de usuários dos serviços do Programa Academia Viva.