SIATE começa a funcionar em Sacramento para aprimorar atendimento de emergências

Publicado em: 25/07/2023 16:16

Nesta terça-feira (25), foi inaugurado o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), sistema de pronto atendimento que chega a Sacramento através de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O SIATE chega a Sacramento, centralizando as centrais 192 e 193, com o objetivo de aprimorar o atendimento daqueles que necessitam de serviços pré-hospitalares. Para isso, conta com uma equipe mista de profissionais composta por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, socorristas e bombeiros militares à disposição da comunidade. A funcionalidade do SIATE é similar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Estiveram presentes na solenidade de inauguração do SIATE em Sacramento: o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira-dama Maria Teresa Abrate Melo; Coronel Ricardo Maresguia Mendes, comandante do 8º BBM; Tenente Patrick Silva, comandante do Pelotão de Bombeiros de Sacramento; Capitão Wagner de Paulo Nascimento, responsável pela 184ª Cia da Polícia Militar; vereadores Sargento Edna, Professora Leia, Dr. Talhys Andrey, Márcio Luiz de Freitas (Marzola); Dr. Pedro Teodoro; Carlos Rodrigues (Bananal); e assessores municipais, representados na mesa de honra pelo secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos.

Conforme o Secretário de Saúde, Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, são poucas as cidades que possuem o SIATE ou o SAMU Regional, o que coloca Sacramento à frente, com a disponibilidade de 27 bombeiros militares e mais 15 profissionais capacitados da Secretaria de Saúde.

O prefeito Baguá agradeceu o empenho da equipe da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros e destacou que a comunidade sacramentana é a maior beneficiada com essa união.

No final da solenidade de inauguração, a equipe do SIATE realizou uma demonstração simulada do serviço de atendimento pré-hospitalar.